Normas EpiDoc: Documentos antigos em TEI XML

2024-03-20

EpiDoc é um esforço colaborativo internacional que fornece normas e ferramentas para a codificação de edições de pesquisa ou educacionais de documentos antigos. Estas páginas são as Normas EpiDoc produzidas pelo colaborativo. Além delas, o EpiDoc Website fornece o acesso a outras ferramentas e ambientes de colaboração que recebem suporte do colaborativo.

EpiDoc especifica um subconjunto do padrão Text Encoding Initiative(Iniciativa de Codificação de Texto) para a representação de textos em forma digital, fazendo uso de Extensible Markup Language (XML), um padrão técnico promulgado pelo World-Wide Web Consortium(Consórcio da Rede Mundial), endereçado não apenas à transcrição ou à preparação editorial dos textos em si, mas também à história, materialidade e metadata dos objetos onde aparecem os textos.

Estas Normas contém descrições das características textuais, descritivas e outras que são expressas com o EpiDoc, bem como os elementos e atributos TEI utilizados para codificá-los. As páginas abaixo fornecem uma série de pontos de entrada para a documentação completa, através de uma quantidade de índices temáticos do conteúdo das Normas, em vez de um único índice refletindo uma estrutura de documentos ordenada e hierárquica (e inexistente).

Apêndices

Normas mantidas externamente para comunidades especializadas:

Você também pode fazer o download de uma cópia zipada das Normas atualizadas para sua seção Arquivos, se precisar utilizá-las offline.

Você pode consultar versões antigas das Normas na áreaAcervo da seção Arquivos.

Para citar as Normas EpiDoc, por favor utilize as seguintes informações:

Tom Elliott, Gabriel Bodard, Elli Mylonas, Simona Stoyanova, Charlotte Tupman, Scott Vanderbilt, et al. (2007-2020), Normas EpiDoc: Documentos antigos em TEI XML (Versão 9). Disponível em:https://epidoc.stoa.org/gl/latest/.

Responsabilidade por esta seção

  1. Gabriel Bodard, autor
  2. Elli Mylonas, autor
  3. Tom Elliott, autor
  4. Simona Stoyanova, autor
  5. Charlotte Tupman, autor
  6. Assunção Medeiros, traduzido para o Português por

EpiDoc version: 9.6

Date: 2024-03-20