Expansão de símbolo para palavra

2024-03-20

Uma palavra que seja expandida, não de uma abreviação ou suspensão de letras do texto, mas de um símbolo ou glifo na pedra/página. O símbolo pode ou não estar registado na marcação.

Quando toda uma palavra é solucionada pelo editor, não com base em uma abreviação, mas de uma marca simbólica ou um ideograma, como o símbolo de denarius, o glifo para um ano e meio, o solidus como sinônimo de patronímico ou liberto, o 'et' tirolês e outros símbolos; uma edição tradicional geralmente não representa o símbolo em si, mostrando apenas a palavra expandida entre parênteses. No caso mais simples, EpiDoc pode simplesmente replicar esta prática, usando expan e ex para codificar a palavra expandida sem nenhum registro de abbr.

É preferível, no entanto, quando possível, codificar completamente os caracteres na pedra, bem como a interpretação destes pelo editor. Neste caso o elemento abbr será utilizado, com a adição de um am (marca de abreviação), para indicar que o símbolo, sendo parte de uma abreviação, não é parte da palavra solucionada.

POxy: (ἀρτάβης)

<expan>
 <ex>ἀρτάβης</ex>
</expan>

Transformation using the EpiDoc Reference stylesheets:

  • Default (Panciera) style: (ἀρτάβης)
  • Duke Databank style: (ἀρτάβης)
()
<expan>
 <abbr>
  <am>
   <g type="year">𐅹</g>
  </am>
 </abbr>
 <ex>ἔτους</ex>
</expan>

Transformation using the EpiDoc Reference stylesheets:

  • Default (Panciera) style: (ἔτους)
  • London style: (ἔτους)
()

Responsabilidade por esta seção

  1. Gabriel Bodard, autor
  2. Assunção Medeiros, traduzido para o Português por

EpiDoc version: 9.6

Date: 2024-03-20