Em transcrições diplomáticas e editadas, o tratamento padrão do Epidoc para lidar com o espaço em branco pode não produzir os resultados desejados. Problemas ocorrem em diversas ocasiões, a mais comum sendo espaços que aparecem antes e depois de um elemento de frase. O XML trata espaço em branco de forma diferente quando ele aparece dentro de um elemento definido para conter apenas subelementos e nenhum texto livre, e elementos cuja definição permite uma mistura de texto com outros elementos. No primeiro caso, o espaço em branco em torno dos elementos contidos será ignorado. No segundo caso, espaços e retornos serão tratados como texto, e aparecerão formatados na saída como espaço único. Isto se complica devido à forma com que os editores, como o oXygen XML lidam com marcação de linhas - linhas marcadas para aumentar a legibilidade não têm espaços ou caracteres linefeed as separando, só parecem ter.
Nos exemplos abaixo, expan recebe os subelementos abbr e ex e também algum texto livre. No segundo caso, espaços antes ou depois dos subelementos aparecem no resultado final.
Transformation using the EpiDoc Reference stylesheets:
Transformation using the EpiDoc Reference stylesheets:
O exemploaseguir não terá espaços em torno de qualquer das partes da abreviação. Entretanto, se houver line feeds dentro do expan eles serão mantidos.
Transformation using the EpiDoc Reference stylesheets:
Se aparecerem, em um output formatado pelo Epidoc, espaços em branco onde estes não deveriam estar, a primeira coisa a fazer é verificar os arquivos fonte no XML para procurar espaços ou linefeeds que tenhamsido inseridos durante o processodecodificação, muitas vezes para melhorar a leitura.
Em alguns casos, por exemplo quando se codifica inscrições em hebraico ou arábico que usam um sistema de escrita da direita para a esquerda, é necessário usar line feeds antes das tags, para preservar a direcionalidade. Quando é importante preservar oespaço em branco exatamente como foi inserido, você deve configurar a propriedade <xsl:preserve-space> no início de seu arquivo de transformação xsl, e identificar os elementos para os quais isto se aplica. Então você pode gerencias espaço em branco explicitamente durante o processo de formatação.
Other pages describing <expan>: