Como discutido na seção geral de proveniência, a informação sobre a origem e o subsequente histórico de um objeto portador de texto é coletada em um elemento history que é parte do msDesc no teiHeader. Um elemento origin dentro de history, e de seu elemento filho origPlace é utilizado para declarações geográficas e topográficas associadas com a origem do objeto. origPlace normalmente é acompanhado por um elemento origDate (q.v.), que é utilizado para codificar informação a respeito da data de origem.
origPlace tem o mesmo modelo de conteúdo básico em TEI que a tag p (parágrafo), portanto seu conteúdo pode ir do texto simples até dados altamente estruturados com links cruzados (ou uma combinação de ambos).
origPlace pode conter os atributos type e subtype. EpiDoc não requer o uso destes atributos, nem restringe seus valores através do schema; entrretanto, são recomendados os seguintes valores para o atributo type, se forem úteis para um dado projeto:
type | anotações |
composed | local da composição original (na antiguidade) do texto |
executed | local da execução original (na antiguidade) do texto, isto é, onde estava o suporte físico quando o texto que temos foi colocado nele |
sent | para uma carta ou outro documento transmitido: quando foi despachado na antiguidade |
received | para uma carta ou outro documento transmitido: quando foi entregue na antiguidade |
stored | para um documento portátil, como um codex ou rolo de papiro, onde era habitualmente armazenado na antiguidade |
Os exemplos a seguir ilustram algumas destas opções.
Um exemplo de texto simples que presume um contexto topográfico específico inferido pela pela publicação ou corpus enquadrado:
Um exemplo mais extenso, que fornece contexto geográfico pode ser escrito assim:
Uma declaração, em texto simples, onde o local de origem é coincidente com o local de descoberta (que, presume-se, foi descrito de forma apropriada em um elemento provenance em outro local do history):
Marcação em TEI pode ser adicionada para lidar com uma grande variedade de detalhes, como neste exemplo, onde múltiplos idiomas e sistemas de escrita são utilizados:
A melhor prática é marcar os nomes de local como tais, usando o elemento TEI placeName apropriado:
A informação no origPlace pode ser linkada a uma lista interna de locais/monumentos com um key
O atributo ref pode ser usado para linkar a uma lista específica de projeto ou um gazetteer que faz uso de HTTP Uniform Resource Identifiers (URIs) para identificar locais ou estruturas individuais:
Em um dos exemplos simples acima, a palavra "Findspot" foi colocada dentro de origPlace para declarar que o objeto portador de texto foi encontrado in situ. Alguns projetos desejam poder usar software para identificar programaticamente e fazer uso destas situações em um output mais completo, criação de mapas, de índices e semelhantes. É possível escrever um script ou transform que, ao encontrar tal construção, tente encontrar um elemento provenance com o valor de atributo padrão type="found" no mesmo arquivo; entretanto, não é difícil tornar esta referência cruzada mais prática para a máquina no XML. Ao utilizar o atributo corresp para linkar origPlace ao elemento provenance que carrega um atributo xml:id com valor correspondente, estas conexões se tornam mais consistentes e confiáveis. Note que qualquer valor de ID correspondente poderia ter sido utilizado; "findspot" foi escolhido para este exemplo porque tem significado imediato para o leitor humano.
A mesma técnica é usada neste exemplo estendido:
Other pages describing <history>:
Other pages describing <msDesc>:
Other pages describing <origin>:
Other pages describing <origDate>:
Other pages describing <origPlace>:
Other pages describing <p>:
Other pages describing <placeName>:
Other pages describing <provenance>:
Other pages describing <rs>:
Other pages describing <seg>:
Other pages describing <teiHeader>: