Data original do texto e/ou objeto

2024-03-20

Esta seção das Normas EpiDoc fornece orientação sobre a codificação da data de origem do texto (ou, em alguns casos, do objeto ou alguma outra característica, decoração ou reuso deste), seja ela resultado da análise do editor ou uma data interna explícita. Também se fornece orientação sobre o registro de possíveis intervalos de datas, períodos históricos citados, graus de precisão e critérios de datação.

Elemento relevante de documentação (TEI):

A data de origem do texto (ou do objeto, se diferentes) deve ser registrada em um elemento origDate na seção origin da área de descrição do manuscrito (veja a seção geral sobre proveniência para contextualização). Se for preciso registrar datas diferentes para o texto e o objeto, ou para textos diferentes no mesmo suporte, ou diferentes intervenções no mesmo texto, o elemento origDate pode ser repetido, ou todo o history pode ser embutido em múltiplos msPart.

Geralmente se recomenda que a informação sobre data seja embutida em forma numérica, seguindo o antigo calendário juliano, usando os atributos att.datable.custom no elemento origDate. Estes atributros de data "customizados" são necessários porque o sistema default de datação presumido pelos atributos de datação básicos TEI (att.datable) é o calendário gregoriano. Portanto, além disto, o elemento de datação deve sempre conter um atributo datingMethod que aponte para um elemento calendar no header-- ou para uma autoridade externa para o calendário juliano, como http://en.wikipedia.org/wiki/Julian_calendar.

Uma data específica, seja ela um único dia, um mês ou um ano no calendario juliano, pode ser expressa com o uso do atributo when-custom, que deve ser organizado no mesmo formato de uma data ISO 8601/W3C (apesar de ser no calendário juliano, não gregoriano). Em outras palavras:

  1. Um ano deve ser codificado em quatro dígitos, adicionando zeros à esquerda, se necessário (por exemplo, 14 C.E. deve ser "0014")
  2. Datas B.C.E./B.C. devem ser registradas como números negativos (isto é, precedidos do sinal "-"); Nota: não existe ano "0"
  3. Mês e dia devem ser codificados em dois dígitos, com um zero à esquerda se necessário (isto é, sete de janeiro deve ser "--01-07")
  4. Um ano pode aparecer sem meses ou dia; um ano+mês pode aparecer sem dia

Intervalo de datas

Uma data que ocorre dentro de um intervalo (um evento que ocorre dentro do reino de um imperador, como por exemplo o levantamento de um marco miliário; ou um século para, por exemplo, texto datado paleograficamente) deve ser codificada com o uso dos atributos notBefore-custom e notAfter-custom, que marcam o início e o fim de um possível intervalo de datas. Os formatos de data destes atributos são os mesmos que para when-custom.

Este exemplo codifica uma data juliana simples:

<origDate when-custom="0139"
 datingMethod="#julian">
139 C.E.</origDate>

Este exemplo codifica uma data que ocorre dentro de um intervalo, novamente no calendário juliano:

<origDate notBefore-custom="-0020-12-11"
 notAfter-custom="-0019-12-10datingMethod="#julian">
December 11th, 20 to December 10th, 19 B.C.E.</origDate>

Este exemplo utiliza atributos de datação no elemento origDate para expressar uma data no calendário juliano que deriva de uma data registrada em uma inscrição na era Śaka. (O atributo calendar registra o sistema de calendário da data registrada por este elemento, enquanto que datingMethod registra o sistema pelo qual esta data é normatizada nos atributos xx-custom. Sem isto, a normatização presumida seria a do calendário gregoriano.)

<origDate notBefore-custom="1409"
 notAfter-custom="1410"
 datingMethod="http://en.wikipedia.org/wiki/Julian_calendar">
The text records a composition                     date of <date calendar="http://en.wikipedia.org/wiki/Shalivahana_era">1331</date>(Śaka)</origDate>             

Certeza e precisão

Nem todos os textos são datados com segurança em um ano específico ou num firme intervalo de anos. Se uma data dada for explicitamente marcada como menos certa que o habitual (por exemplo, uma "?" ou uma formulação como "possivelmente") o origDate pode receber um atributo cert com um valor "low". Se uma data é aproximada (que é algo diferente de incerta, muitas vezes escrita com um "cerca", "ca." or "c.") origDate deve receber um atributo precision com o valor "low". Se um intervalo de data for especificado (com notBefore-custom e notAfter-custom) com datas de início e fim que são essencialmente arbritárias, como um século ou meio século para uma data paleológica, então deve-se dar um valor "medium" para precision, para indicar que os pontos de início e fim são apenas teóricos.

Em alguns casos, um texto pode ser datado dentro de um intervalo de datas com um fim teórico mas com um firme terminus post quem. Para registrar isto em XML, um elemento precision pode ser colocado dentro de origDate para apontar quais dos atributos representa o ponto final menos concreto. (Veja o terceiro exemplo abaixo)

<origDate notBefore-custom="-0100"
 notAfter-custom="0100precision="mediumdatingMethod="#julian">
First century B.C. to first century A.D. </origDate>
<origDate when-custom="-0355"
 precision="lowdatingMethod="#julian">
Circa 355
B.C.E. </origDate>
<origDate notBefore-custom="0015"
 notAfter-custom="0050datingMethod="#julian">
First half first century C.E., but certainly after the death of Augustus.    <precision match="../@notBefore-custom"
 precision="high"/>
  <precision match="../@notAfter-custom"
 precision="medium"/>
</origDate>

Você pode alinhar suas definições, alinhando-as a um Vocabulário controlado local ou externo.

Períodos históricos com nomes

Em alguns casos, em vez de (ou além de) um intervalo numérico de datas, específico ou aproximado, pesquisadores vão datar uma inscrição por um período histórico com nome, como "helenístico", "imperial," "bizantino" ou "período arcaico". Se desejado, o período histórico pode ser codificado no elemento origDate com o uso do atributo period, apontando para o URI de um vocabulário para períodos históricos como o PeriodO ou uma página da Wikidata. (Este período não precisa corresponder exatamente ao intervalo numérico fornecido, se se existe um).

<origDate notBefore="-0332"
 notAfter="-0200precision="medium"
 period="http://n2t.net/ark:/99152/p0m63njc4hdevidence="lettering">
Early
Hellenistic (lettering)</origDate>
<origDate when="-3000precision="low"
 period="https://www.wikidata.org/wiki/Q187979evidence="context">
Early
Dynastic Period (context)</origDate>

Critérios de datação

Os critérios de datação dados no elemento origDate podem ser expressos através do atributo evidence. Os conteúdos deste atributo devem ser considerados como uma série de tokens com espaços delimitados em vez de uma frase de texto em prosa. Isto significa, por exemplo, que se a datação de uma inscrição depende do estilo de letra, da nomenclatura e parcialmente do contexto arqueológico, em vez de codificar isto como <origDate evidence="lettering, nomenclature and partly archaeological context"> é mais apropriado escrever: <origDate evidence="lettering nomenclature archaeological_context">. Note que, por serem valores com espaços delimitados nesta lista, quaisquer valores que sejam frases de mais de uma palavra devem ter algum símbolo, muito provavelmente o subscrito '_' no lugar do espaço. A maioria dos projetos vai achar útil ter uma tipologia de critérios com um vocabulário controlado de valores para os termos neste atributo.

O schema EpiDoc sugere uma pequena lista de valores para o atributro evidence, para encorajar a consistência. Estes valores são: lettering; nomenclature; prosopography; reign; titulature; internal-date; context.

Como estas são apenas sugestões, não existe proibição contra qualquer projeto que use, por exemplo, "palaeography" no lugar de lettering, ou "onomastics" em vez de nomenclature; o mais eficaz, entretanto, seria manter uma tabela interna de termos de critérios de datação, com os termos mapeados para linguagem humana (que pode, por exemplo, não ser inglês). A maioria dos projetos vai desejar adicionar valores a esta lista; muitos podem, por exemplo, subdividir o termo "context" em subcategorias como "archaeological context", "architectural context", "epigraphic context", "historical context".

Cf.

<origDate notBefore-custom="0367"
 notAfter-custom="0400precision="medium"
 evidence="lettering nomenclaturedatingMethod="#julian">
Late fourth century
(lettering and nomenclature).</origDate>

This example encodes a certain date within a particular consular year:

<origDate when-custom="0152-08-23"
 precision="highevidence="consulship"
 datingMethod="#julian">
23 August 152 C.E.</origDate>
<!-- ... Glabrione et H[om]ulo co(n)s(ulibus) (a(nte) d(iem)) X K(alendas) Sept(embres) (RIB 309) -->

See also:

Other pages describing <origDate>:

Other pages describing <precision>:

    Responsabilidade por esta seção

    1. Gabriel Bodard, autor
    2. Scott Vanderbilt, autor
    3. Assunção Medeiros, traduzido para o Português por

    EpiDoc version: 9.6

    Date: 2024-03-20