Contexto de descoberta (Findspot)

2024-03-20

Todos os assuntos relativos à proveniência de um documento são codificados na parte de Descrição de Manuscrito (msDesc) do header TEI. Mais exatamente, eles são colocados dentro da subseção history (veja mais em Datas e locais de obsrvações modernas).

Elemento relevante de documentação (TEI):

Arquivos padrão EpiDoc incluem toda a informação espacial, temporal e circunstancial sobre a descoberta inicial de um objeto portador de texto numa tag provenance com um atributo type que recebe o valor "found". Geralmente haverá apenas um elemento destes, a não ser que fragmentos separados do documento tenham sido encontrados em locais diferentes. Valores opcionais recomendados para subtype estão disponíveis se houver necessidade de fazer distinções computacionais práticas entre diferentes circunstâncias de descoberta (veja lista em Datas e locais de observações modernas).

A informação dentro de cada elemento provenance pode ter a forma de um ou mais parágrafos em prosa, ou a de uma lista (com o uso de tags TEI apropriadas quando necessário). Algumas vezes, ciscunstâncias e enfoque editorial farão com que o conteúdo do elemento provenance seja principalmente prosa; em outras ocasiões, um enfoque de codificação mais orientado para dados pode ser indicado. De qualquer forma, a melhor prática é codificar apropriadamente nomes de lugares e qualquer outra informação que valha a pena indexar, linkar ou consultar (por exemplo, com persName, placeName, etc.).

Examples

Aqui temos um exemplo adaptado de um marco miliário publicado em The Inscriptions of Roman Tripolitania:

<provenance type="found">  <placeName key="db648">Coast Road: Oea-Lepcis Magna</placeName>:   <rs type="monuListkey="db669">Gasr Garabulli</rs>: in the Concessione Gherardi, 1 km. West of   the village. </provenance>

E um outro adaptado de um óstraco publicado em Papyri.info:

<provenance type="found">  Roman dump at <placeName ref="http://pleiades.stoa.org/places/785986">Berenike</placeName>. </provenance>

E um terceiro do projeto Corpus of the Inscriptions of Cāmpa, demonstrando o uso de atributos padrão de datas TEI, para indicar o tempo da dsescoberta:

<provenance type="foundnotAfter="1999">  <ab>It seems that this piece was part of the private collection of Mr. Vũ Kim Lộc in Hồ Chí   Minh City at least until 1999, when Anne-Valérie Schweyer published a study of other objects   in the same collection (<ref target="C0205.xml">C. 205</ref>,   <ref target="C0206.xml">C. 206</ref><ref target="C0207.xml">C. 207</ref>) although without   mentioning the present item and <ref target="C0209.xml">C. 209</ref>.</ab> </provenance>

Linkando o local de origem com o local de descoberta

Muitas vezes é desejável, quando se acredita que objetos foram encontrados in situ, indicar a relação entre o local de descoberta e o local de origem. Ajuda e exemplos são encontrados na seção sobre Local original do objeto portador de texto.

Responsabilidade por esta seção

  1. Tom Elliott, autor
  2. Joyce Reynolds, autor
  3. Arlo Griffiths, autor
  4. Gabriel Bodard, autor
  5. James Cowey, autor
  6. Scott Vanderbilt, autor
  7. Assunção Medeiros, traduzido para o Português por

EpiDoc version: 9.6

Date: 2024-03-20