EpiDoc oferece tanto detalhe quanto flexibilidade na descrição do que se sabe ou está registrado sobre a origem e o histórico subsequente de um objeto portador de texto. Como está descrito na History Section of the TEI Guidelines, esta informaçãop é reunida em um elemento history que é parte do msDesc no teiHeader. Dentro de history, primeiramente se codifica um elemento origin, que é usado para narrar o que se sabe sobre as datas e locais associadas com a criação e publicação originais (históricas) do objeto (os elementos origDate e origPlace são oferecidos para cada um destes objetivos). Após codificar o elemento origin, o editor pode criar um ou mais elementos provenance, cada um deles descrevendo um evento particular na história do objeto, capturando o que se sabe de relevante dentro da informação espacial e temporal. Exemplos de eventos de proveniência incluem: local e data (modernos) de descoberta ou observação e registro subsequentes.
Este é um exemplo adaptado do projeto Inscriptions of Aphrodisias:
Se informação histórica detalhada sobre datas e proveniência não for conhecida (como no caso de um objeto ou manuscrito que esteja há muito tempo em um depósito ou coleção particular), uma descrição geral da história do objeto pode ser descrita em um ou mais elementos p (como mostrado abaixo) no lugar dos elementos estruturtados descritos acima.
Uma discussão mais detalhada, com exemplos específicos (para, por exemplo, tratar de uma série de lugares de origem possíveis ou objetos fragmentados cujas partes foram separadas em tempos modernos), veja as seguintes seções das normas:
Observe que números de inventário, informação de depósito e outros dados deste tipo são tratados em uma parte separada do msDesc (um elemento irmão de history, chamado de msIdentifier). A codificação desta informação é descrita na seção Números de inventário e depósitos.
Other pages describing <history>:
Other pages describing <origin>:
Other pages describing <provenance>: