Apparatus criticus

2024-03-20

O aparato crítico é um elemento padrão de edições acadêmicas no qual leituras variantes e outros comentários filológicos são apresentados aos leitores como uma lista comprimida logo após o texto, organizado por número de linha deste.

A forma e o conteúdo do apparatus varia, de uma disciplina para outra, nas humanidades. No estudo de manuscritos e na filologia literária, o app. crit. é geralmente diferenciado de um comentário linha-a-linha separado, e se dedica de maneira mais estrita à documentação das leituras variantes encontradas nos testemunhos existentes. Na prática epigráfica e papirológica, onde normalmente existe apenas um testemunho da antiguidade para cada texto, o apparatus normalmente trata das leituras divergentes ou erradas publicadas por editores anteriores, restaurações alternativas e emendas, comentários sobre forma e aparência (como, por exemplo, trasnposição de letras) que não podem ser claramente representadas no texto em si. Epígrafos e papirólogos muitas vezes também incluem um comentário (linha-a-linha ou não) com uma discussão mais extensa sobre o texto, onde sua interpretação e significância histórica podem ser tratadas.

EpiDoc recomenda que se escolha entre dois métodos de codificação do tipo de informação que é tradicionalmente colocada no aparato crítico:

O método mais utilizado em projetos EpiDoc é a abordagem externa (veja TEI "location-referenced"), no qual o apparatus é codificado separadamente em um elemento <div type="apparatus">. As entradas individuais do apparatus nesta divisão externa são relacionadas ao texto com o uso de atributos de linkagem padrão TEI (geralmente loc apontando para o número da linha). Este método requer um XSLT relativamente simples para produzir output aceitável, mas atualmente o Exemplo de XSLT EpiDoc não trata deste elemento fora da caixa.

A abordagem em linha (veja TEI "parallel segmentation method") faz uso de tags colocadas diretamente no texto, que podem então ser interpretadas durante o pós-processamento para que apareçam numa forma linha-a-linha. Até hoje, o único projeto EpiDoc que implementou isto foi o Duke Databank of Documentary Papyri; qualquer outro projeto que deseje trabalhar assim vai precisar modificar significativamente o Exemplo de XSLT EpiDoc para conseguir o comportamenteo desejado.

Existem vários elementos que você pode querer que sejam exibidos no seu apparatus ou em uma seção separada de apparatus, que não são codificados explicitamente como notas de apparatus em nenhum dos dois métodos descritos acima. Os Exemplos de Folhas de Estilo EpiDoc dão algum suporte para renderizar estes elementos de diversas formas.

É muito importante decidir qual método você vai querer utlizar e ser consistente nesta escolha; os dois métodos são aceitáveis e independentes do modo como você vai querer ou não mostrar estes elementos nas suas notas de apparatus. O fato de você utilizar app no texto, seguindo a abordagem em linha, não determina automaticamente que você deseja um apparatus que inclua outros elementos, nem o fato de você utilizar a abordagem externa determina que você não deseja que uma outra coisa que tenha sido codificada diretamente no texto apareça impressa em uma seção apparatus. Estas coisas são determinadas durante a renderização, não na codificação, e você pode escolher o que fazer, desde que seja uma escolha consistente.

Apesar da abordagem externa de apparatus ser o método recomendado para a codificação de notas de apparatus, você pode desejar não ter que produzir uma nota em um <div[@type='apparatus']> para cada elemento choice que você codificou e deseja em um apparatus. Para tomar sua decisão de codificação de modo bem informado, aqui você encontra uma lista das possibilidades atualmente oferecidas pelos Exemplos de Folhas de Estilo EpiDoc.

Normas específicas para cada abordagem se encontram nestas seções:

Responsabilidade por esta seção

  1. Gabriel Bodard, autor
  2. Tom Elliott, autor
  3. Assunção Medeiros, traduzido para o Português por

EpiDoc version: 9.6

Date: 2024-03-20