Muitos projetos EpiDoc vão mencionar imagens do objeto portador de texto tratadas por eles, e de outros conteúdos imagéticos relevantes, que forneçam contexto ou comparação. Tais imagens podem ser fotografias ou desenhos ("cópias") dos objetos em si ou de derivados intermediários como squeezes, rubbings, e ink-transfers (estampages), bem como outros tipos de mapas, planos e ilustrações. O TEI fornece uma variedade de mecanismos que ajudam na referência destes materiais visuais, sejam estes publicados junto com o material textual produzido pelo projeto ou publicado por terceiros, online ou em impressos.
Quando um projeto EpiDoc publica imagens digitais de um objeto com inscrição junto com material de texto, o elemento facsimile deve ser usado para listar, linkar e descrever as imagens, e para conectá-las ao material textual e analítico codificado em outra parte do XML. O método de codificação delineado nas seções iniciais das TEI Guidelines, chapter 11 "Representation of Primary Sources" deve ser seguido por projetos EpiDoc nas partes apropriadas. Esta parte das Normas TEI também descreve o uso do elemento sourceDoc, que deve ser utiliazado em vez de facsimile, quando um projeto tem extensa documentação fotográfica de um objeto portador de texto, e quando os objetivos do projeto e o caráter do texto pedem uma fac-símile digital que contenha uma transcrição em documento ligada ao layout visível nas fotos.
Os seguintes exemplos, adaptados dos projetos Inscriptions of Aphrodisias e Corpus of the Inscriptions of Campā, ilustram as aplicações do elemento facsimile (e de alguns de seus elementos subordinados opcionais) em um contexto. Outros exemplos tirados das Normas TEI podem também fornecer padrões úteis de codificação.
Dentro de facsimile, EpiDoc segue a orientação default de TEI, permitindo que surface contenha o elemento zone, que define qualquer área bidimensional dentro de surface. Isto permite que o editor identifique uma seção do suporte e a associe com a área dentro da fac-símile onde está representada. Uma zona pode ter qualquer forma: uma zona retangular pode ser definida com o uso de ulx, uly, lrx, e lry, enquanto uma zona poligonal pode ser definida com o uso de points. Estes mesmos atributos podem também ser usados no próprio elemento surface. Exemplos mais complexos podem ser encontrados nas Normas TEI.
Quando se sinaliza a disponibilidade de imagens publicadas fora do projeto EpiDoc (estejam elas disponíveis online ou em forma impressa), os editores podem preferir tratar as referências a estas imagens como citações bibliográficas. O seguinte exemplo adapta as convenções utilizadas pelo projeto Digital Corpus of Literary Papyrology para isto, dando ao elemento padrão do EpiDoc div o atributo type = "bibliography".
Other pages describing <facsimile>:
Other pages describing <surface>:
Other pages describing <graphic>:
Other pages describing <div>:
Other pages describing <desc>:
Other pages describing <bibl>:
Other pages describing <ptr>:
Other pages describing <ref>:
Other pages describing <date>: