Regularização

2024-03-20

Regularização da escrita de formas irregulares, como dialetos, grafia tardia, grafia fonética, , etc.

Se o seu projeto faz distinção entre texto corrigido como resultado de erro do escriba (como em Correção de Caracteres Errôneos) e o texto normalizado ou regularizado de um dialeto ou grafia fonética, forma gramatical, etc., talvez por considerar que estes últimos não são estritamente errados, então estas normalizações podem ser marcadas com o elemento orig (a forma original do escriba) e reg (a forma regularizada. Como em sic e corr, estes elementos serão agrupados num elemento choice, indicando que são duas versões editoriais do mesmo trecho de texto, devendo ser lidas como alternativas e não mostradas lado a lado.

É mais comum marcar uma regularização deste tipo a nível da palavra, em vez de marcar os caracteres afetados, como nos exemplos de DDbDP e IOSPE mostrados abaixo. Isto torna mais fácil de gerar uma leitura de aparato da forma regularizada (ou da forma original, dependendo de qual você pretende enfatizar), mas também pode trornar impossível de identificar os caracteres individualmente afetados em uma grafia de dialeto ou forma gramatical. Por outro lado, marcar os caracteres individualmente pode tornar mais fácil indexar ou buscar por caraterísticas específicas, como o iotacismo de ι e ει no exemplo final abaixo.

Sosin 2011: abc

<choice>
 <reg>def</reg>
 <orig>abc</orig>
</choice>

Transformation using the EpiDoc Reference stylesheets:

  • Duke Databank style: abc
(Sosin)
<choice>
 <reg>τιμὴν</reg>
 <orig>τειμην</orig>
</choice>

Transformation using the EpiDoc Reference stylesheets:

  • Duke Databank style: τειμην
(DDbDP: bgu.1.100#7)
<choice>
 <orig>κέντ<supplied reason="lost">ρον</supplied>
 </orig>
 <reg>κάστρον</reg>
</choice>

Transformation using the EpiDoc Reference stylesheets:

  • IOSPE style: κέντ[ρον]
τ<choice>
 <reg>ι</reg>
 <orig>ει</orig>
</choice>μὴν

Transformation using the EpiDoc Reference stylesheets:

  • Default (Panciera) style: τ ει μὴν

Como foi mostrado neste último exemplo, a regularização dentro da palavra não aparecerá em qualquer $leiden-style, porque não existe siglum no Leiden para "grafias regularizadas"; geralmente, a prática editorial é imprimir grafias irregulares sem correção, ou algumas vezes tratá-las como erros (e portanto mostrá-las como no caso de Substituição Errônea). Vai ser, portanto, necessária uma customização das folhas de estilo para utilizar a regularização de forma diferente das utilizadas em DDbDP ou IOSPE.

Responsabillidade por esta seção

  1. Gabriel Bodard, autor
  2. Charlotte Tupman, autor
  3. Assunção Medeiros, traduzido para o Português por

EpiDoc version: 9.6

Date: 2024-03-20