Informações descritivas sobre mãos, paleografia ou estilos de escrita usados no texto devem ser codificadas dentro de uma seção handDesc do header do documento.
A descrição de mão(s) pode incluir informação sobre formas de letra e alturas (ou outras dimensões, como altura de linha), características paleográficas que incluem datação, ligaduras, marcas de abreviatura, caracteres incomuns e outros símbolos ou característica textuais. No todo, só as alturas de letra recebem marcação nesta seção (com height), apesar da datação também, em teoria, poder ser marcada (se for diferente da informação registrada em origDate).
Ligaduras, apesar de algumas vezes listadas manualmente aqui, podem ser melhor capturadas com a marcação no texto transcrito como hi com rend com valor "ligature", gerando mecanicamente uma lista de instâncias de saída. Veja também Ligaduras.
Se múltiplas mãos são descritas, cada uma deve receber, separadamente, um handNote, cada um recebendo um n (correspondente a uma seção numerada no texto transcrito), ou um xml:id que pode apontar para um elemento handShift na transcrição. Veja também Mudança de mão ou escriba.
Veja também Dimensões para maiores informações de marcação de dimensões de objeto, campus ou letra.
Other pages describing <handDesc>:
Other pages describing <handNote>:
Other pages describing <height>:
Other pages describing <hi>: